terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A força das redes sociais nas Empresas


Foi por causa de um anúncio no Twitter que a universitária Stella Nascimento, 18, adquiriu a coleção completa de Percy Jackson e os Olimpianos. Situações como esta são cada vez mais comuns no país. Pelo menos, é o que indica a recente pesquisa Many-to-many: O fenômeno das redes sociais no Brasil, do Ibope Mídia. Segundo ela, uma em cada quatro pessoas leva em consideração ofertas e trocas de experiências na Web 2.0 na hora de tomar decisões de compra.

Stella acredita que as redes sociais são as melhores vias de acesso a promoções e lançamentos, porque não exigem que o consumidor perca tempo pesquisando em sites ou lojas físicas. Por isso, apoia o uso da Web 2.0 pelas empresas que querem vender seus produtos e serviços. ´Atualmente, as pessoas - sobretudo, as mais jovens - estão sempre conectadas. Então, a divulgação virtual acaba sendo um contato mais rápido e eficaz`, afirma.

Esta aceitação das ações publicitárias nas redes sociais tambémfoi percebida no levantamento do Ibope Mídia, que tomou como base as respostas de 8.561 pessoas de 11 regiões metropolitanas (inclusive, do Recife). Na opinião do coordenador de publicidade e propaganda da Universidade Católica de Pernambuco, Rodrigo Duguay, os ´bons olhos` devem-se, em grande parte, à ideia de que as empresas se ´personalizam` na Web 2.0. ´Muita gente passa a se relacionar com as marcas como se elas fossem pessoas, já que, na rede, apresentam um comportamento, uma personalidade específica. Assim, também há mais rapidez na interação.`

O problema é que muitas empresas e agências de publicidade estão investindo de forma equivocada nas novas plataformas. Para o professor, embora sejam baratas, as ações em redes sociais demandam muito mais planejamento e conhecimento do que nas mídias tradicionais. ´Não adianta fazer uma campanha no Twitter e não dar respostas aos seguidores. Estes espaços exigem um trabalho completo. Por isso, deve-se buscar a interação`, diz.

Peso das marcas

Perfis ou comunidades no Orkut: Uma estratégia relativamente comum é a criação de perfis ou comunidades no Orkut, twitter e facebook  Estas páginas permitem a troca de informações sobre produtos e serviços, mas não têm tanto potencial para ações de massa quanto o Twitter.

Jogos: Há poucos anos, a aposta das empresas era o Advergame, um jogo criado, exclusivamente, para divulgar um produto ou serviço. Hoje, a preferência é pelo In-game Advertisement (IGA), isto é, a introdução de propagandas em games como Farmville e Café Mania, sucessos no Facebook e no Orkut.

Promoções no Twitter: Muitas empresas anunciam ofertas em suas próprias contas no Twitter. Às vezes, as promoções são exclusivas para os ´seguidores`; noutras, o foco é estimular a retransmissão (o ´retweet`) da mensagem, para ampliar a lista de perfis atingidas pela informação.




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