SÃO PAULO -
Empresas que investem na utilização de perfis em redes sociais como forma de
marketing lucram mais, segundo aponta pesquisa feita pelo Altimer Group e
Wetpaint com as 100 melhores empresas do mundo, sendo que destas, as que
investiram em mídias sociais melhoraram seus resultados em 18%.
Segundo a
gestora de marketing da Trevisa Escola de Negócios, Adriana Arroio, há
aproximadamente um ano as empresas brasileiras têm ingressado neste novo
formato de divulgação de marca, ainda timidamente, mas através dessa redes
tentam conquistar clientes através da interação que as redes sociais como
Twitter, Orkut, Facebook, LinkedIn, menssenger,e outras oferecem.
Adriana
também afirma que o número de clientes pode aumentar em média 20% quando se usa
desta nova estratégia como forma de promoção. Segundo a gestora, as vantagens
de investir nesta plataforma é baixo custo e o retorno a curto prazo. "Dá para
mensurar os resultados entre 30 e 60 dias", afirma. Porém é necessário ter
estrutura para que as empresas saibam lidar com os comentários positivos ou
negativos. "Outra vantagem é que a interação permite transformar a imagem.
Uma crítica pode rapidamente se tornar um elogio", completa.
Um dos
segmentos que também aposta nas redes sociais é o de bares e restaurantes.
Órçado em R$ 2,5 milhões, o recém inaugurado Johnnie Pepper, especializado em carnes
acredita no mundo da tecnologia para a propaganda. Entre agência e sistemas
especiais, o investimento do espaço é estimado em R$ 200 mil. Segundo Celso
Stephano, sócio do estabelecimento, afirma que teve um retorno positivo e que
pretende recuperar o valor nos próximos dois anos.
O
"Foursquare", foi uma das apostas da rede de restaurantes Spoleto,
especializada culinária italiana rápida. Segundo Leandro Maia, gerente de
marketing, o investimento foi quase zero, porém o retorno positivo.
"Apesar de o retorno ter sido bom, as mídias convencionais dão um resultado
melhor, pois nem todos os clientes possuem celulares com tecnologia 3G,
essencial no uso do 'Foursquare'", complementa.
A casa de
shows e restaurante de culinária japonesa, Barracuda Sushi Bar, localizado na
zona leste de São Paulo, também apostou neste modelo de mídia, e possui um
programador para cuidar dos perfis da casa. Além disso possuem uma comunidade
no Orkut com mais de dois mil participantes e através disso mandam mensagens
diárias aos clientes. Essa prática fez com que o público aumentasse em 30%.
Outro
empreendimento que apostou na tecnologia é Bar Bleecker St, que adotou o
sistema para a realização de promoções. " É uma forma de fidelização, não
somente de chamar novos clientes. Para isso mantenho o público sempre
atualizado", conta Edu Pimenta, sócio proprietário da casa.
Pimenta
investiu algumas vezes em mídia impressa e garante que o resultado não foi como
o esperado. Segundo o empresário, é gasto um valor muito elevado, e por vezes
não recuperado. "O boca-a-boca funciona melhor nesses casos. Não tive o
resultado esperado quando investi em publicidade nos meios impressos, por isso
não voltarei a fazer. Acredito no potencial das redes sociais", completa.
O sócio do
Wall Street Bar localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, Thomaz Rothmann , afirma
que antes da inauguração do estabelecimento, há sete meses, fazia divulgação no
Twitter, no Facebook e no Orkut. "Uso essas ferramentas para fazer
divulgação dos jogos, às quartas-feiras, as novidades do bar e as
promoções", diz. Ele afirma que nunca fez anúncios da empresa em outras
mídias e as redes sociais têm sido uma ótima forma de conquistar clientes. A
rede America, que completa 25 anos no mercado, começou com essas ações de
marketing online há aproximadamente um ano. Quem cuida dos perfis nessas
comunidades é a própria agência de publicidade responsável por promover a rede.
Para a
gerente de marketing do America, Mirella Scorza, um dos diferenciais da
propaganda na internet é que através disso é possível entrar em contato com
todas as pessoas que citaram o restaurante de alguma forma em alguma das redes
sociais, seja para fazer críticas positivas ou negativas, ou ainda dar
sugestões sobre a rede.
Pesquisa
Segundo
pesquisa do TI Inside, o Twitter tem cerca de 10 milhões de usuários e o
Facebook, contempla 3,4 milhões de perfis cadastrados. A quantidade de usuários
atraiu a atenção das empresas que começaram a investir pelas facilidades, como
baixo custo e resultados garantidos independente do público a que se quer
atingir.
Segundo
explica Adriana Arroio é possível aumentar o número de seguidores em 20%, isso
a depender da rede social. "Com isso é possível uma visibilidade maior e
aumento significativo na clientela".
Fonte: DCI Com. Ind.
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