Investir
nessas ferramentas transmite qualidade e segurança ao cliente.
As redes
sociais – Orkut, Facebook, Twitter, entre outras - são ferramentas que precisam
ser exploradas pelas empresas, incluindo o varejo. Mas, não basta publicar uma
série de informações. Os empresários precisam orientar o cliente e chamar a sua
atenção de maneira criativa. “Não é só para publicar ofertas. Isso todo mundo
faz. O empreendedor precisa agregar valor”, afirma Ricardo Pastore, diretor da
consultoria de planejamento estratégico Growbiz.
Se uma loja
é voltada para o ramo musical, pode colocar clips, disponibilizar trechos de músicas,
mostrar a capa de um cd novo. Se vende calçados, pode mostrar fotos dos pares
exibindo cada detalhe do produto. Segundo os especialistas, a palavra para
utilizar bem esse tipo de ferramenta é a inovação. “É essencial formar e
multiplicar fãs e seguidores da marca”, diz Pastore sobre o Twitter, Orkut e as
outras redes sociais. Essa maneira de pensar faz com que essas plataformas
sejam elevadas a redes de comunicação, pois permitem a fixação do nome da
empresa, o conhecimento sobre a linha de produtos vendidos e despertam a
curiosidade de saber mais sobre o assunto. Essas informações, se transmitidas
com coerência, valorizam a qualidade da venda. “As pessoas quando pensam em uma
marca pensam no conjunto”, afirma Edmour Saiani, sócio-diretor da agência de
gestão estratégica Ponto de Referência. O cliente se sente mais satisfeito pelo
serviço prestado e mais seguro para uma nova compra. A utilização de mais
recursos para apresentar o trabalho de uma companhia interessa o público final.
“O consumidor é visto como o protagonista do processo”, afirma Francisco
Alvarez, professor de Marketing da USP e responsável pela consultoria de
marketing Trade Marketing.
Fonte: PEGN - Globo.com
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