Sempre
trato sobre estratégias digitais, e uma das principais tendências é o
crescimento das ações de mobile marketing, visto que hoje 170 milhões de
brasileiros têm celulares e 18 milhões acessam a web por eles, sendo quase
cinco milhões via tecnologia 3G. Esse é um caminho sem volta, ainda que 80% da
base sejam de pré-pagos – o que dificulta muitas ações – os números ainda são
bastante significativos.
Deve-se
destacar o desenvolvimento de aplicativos, principalmente para iPhone, da
Apple. Podemos citar exemplos como a cerveja Heineken, em que é possível
localizar bares próximos, ou a construtora Tecnisa, em que se pode acessar
mapas e detalhar a rota até essas unidades. Seguem a mesma linha aplicativos
criados pela SulAmérica e Brasdesco Seguros. Outro caso foi feito pela Nestlé,
que disponibiliza até três mil receitas culinárias aos seus clientes.
Embora os
números ainda sejam pequenos diante do volume total de celulares, pois a
quantidade de iPhones no país é estimada em torno de 300 a 800 mil, o que vale
mesmo, no caso dessas grandes marcas, é sair na frente e demonstrar sintonia
com as novas tendências.
“Dentro
dessa perspectiva, tem-se evoluído para a utilização das ferramentas de
localização e direcionando ofertas de acordo com a região onde o usuário está”
A grande
vantagem desse tipo de publicidade é chegar, literalmente, às mãos do
consumidor, estar onde ele está. Dentro dessa perspectiva, tem-se evoluído para
a utilização das ferramentas de localização e direcionando ofertas de acordo
com a região onde o usuário está.
No mundo,
em 2008, essa modalidade de marketing resultou em 2,7 bilhões de dólares, e há
estimativas foram de que até 2011 se expandiu para 12 bilhões de dólares. No
Brasil esse número é bem menor, por volta de dez milhões de reais ou 0,1 % de
todo mercado publicitário. Isso se deve ao fato de tanto agências, como
profissionais, muitas vezes optarem por ações mais amplamente testadas. Apesar
disso, as previsões se confirmaram que 2010 foi o ano do mobile marketing no
país.
Além das
ações de publicidade, feitas via SMS ou via aplicativos, tem-se observado um
crescimento para outros usos como treinamento de equipes de vendas, como fez a
Natura por meio de um game em que as consultoras respondiam qual o melhor tipo
de produto para certo tipo de cabelo. Outro caso foi uma campanha de
incentivos, feita pela Brastemp, em que a equipe recebia um SMS informando
quantos itens já tinham sido vendidos e quantos faltavam para subir no ranking.
Esses são
alguns exemplos de como essa ferramenta, cada vez mais presente na vida das
pessoas, pode colaborar de diferentes formas para o sucesso das empresas.
Fonte: Carreira & Negócios
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